A geografia estuda o chamado Espaço Geográfico.
Para entender a formação do Espaço Geográfico, precisamos entender as quatro categorias que compõe esse objeto de estudo:
- PAISAGEM - O que compõe e que se vê no horizonte. No geral, com diversos elementos que passam também sentimentos diversos. Não é apenas o natural, pois o humano também faz parte desta categoria, ou seja, o artificial. Qualquer paisagem, seja ela natural ou artificial (humana), poderá ser objeto de estudo geográfico, afim de entendem não apenas seu histórico, mas como também suas atividades que formam suas mudanças e conferem seu dinamismo.
- TERRITÓRIO - Localização mais que organizada em termos culturais ou sociais. Um território é delimitado por fronteiras, visiveis ou não na paisagem, onde há o exercicio do poder. Um a país é um território, assim como um estado, cidade, até mesmo uma empresa (pois esta possui muros, segurança e outros aspectos caracteristicos de um território).
- LUGAR - Parte do espaço geográfico que adquire significado e tão logo sentido, ou seja, tudo aquilo que lhe é familiar. Essa localização não apenas passageira ao ser humano, mas cria identidade e afinidade. Um bom exemplo disso, é uma residência, onde se cria sentimento de valorização. O mesmo, não ocorre numa rua, pois esse sentimento pode ser disperso. Tal sentimento de valorização, de pessoa para pessoa e irá ser então uma variavel individual dentro da sociedade.
- REGIÃO - pode ser qualquer área geográfica que forme uma unidade distinta em virtude de determinadas características, um recorte temático do espaço. Podem ser econômicos, sociais, históricos, naturais e entre outros. Em termos gerais, costumam, mas não necessariamente, ser menores que um país, e podem ser delimitadas em diversas escalas de acordo com as necessidades do estudo.















0 comentários:
Postar um comentário